No âmbito das comemorações do Dia da Internet Mais Segura 2026, realizou-se, no dia 10 de fevereiro, no Auditório Domingues de Azevedo da Ordem dos Contabilistas Certificados, em Lisboa, o Seminário subordinado ao tema “Direitos Humanos e Ciberbullying”.
Organizado pelo Consórcio Centro Internet Segura (CIS), o Seminário reuniu representantes institucionais, especialistas, educadores e jovens, numa reflexão integrada e multidisciplinar sobre o impacto do ciberbullying e a importância da salvaguarda dos direitos humanos no ambiente digital. A iniciativa dirigiu-se à comunidade educativa, às famílias e ao público em geral, com especial enfoque nos jovens.
Ao longo do seminário, foram abordadas diferentes perspetivas sobre o fenómeno do Ciberbullying e os Direitos Humanos, promovendo o diálogo entre áreas como a educação, a cidadania digital, a proteção das vítimas e a responsabilidade coletiva na construção de ambientes online mais seguros.
Um dos momentos de destaque do Seminário foi a apresentação do Manifesto Jovem, uma intervenção que deu voz às preocupações, expectativas e propostas dos jovens relativamente à prevenção do ciberbullying e à defesa dos direitos humanos no espaço digital, sublinhando o papel ativo que as novas gerações devem assumir na promoção de uma Internet mais segura, respeitadora e responsável.
Este evento integrou-se nas iniciativas do Consórcio Centro Internet Segura, que reúne o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), a Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, integrada no Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação, I. P. (EduQA, I.P.), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a Microsoft Portugal.
Assista à gravação: Seminário Direitos Humanos e Ciberbullying- Dia da Internet Mais Segura 2026
Consulte: Manifesto Jovem: ON Direitos Humanos, OFF Ciberbullying