Direitos Humanos e Ciberbullying em destaque no Seminário do Dia da Internet Mais Segura 2026

Seminário do Dia da Internet Mais Segura 2026

No âmbito das comemorações do Dia da Internet Mais Segura 2026, realizou-se, no dia 10 de fevereiro, no Auditório Domingues de Azevedo da Ordem dos Contabilistas Certificados, em Lisboa, o Seminário subordinado ao tema “Direitos Humanos e Ciberbullying”.

Organizado pelo Consórcio Centro Internet Segura (CIS), o Seminário reuniu representantes institucionais, especialistas, educadores e jovens, numa reflexão integrada e multidisciplinar sobre o impacto do ciberbullying e a importância da salvaguarda dos direitos humanos no ambiente digital. A iniciativa dirigiu-se à comunidade educativa, às famílias e ao público em geral, com especial enfoque nos jovens.

Ao longo do seminário, foram abordadas diferentes perspetivas sobre o fenómeno do Ciberbullying e os Direitos Humanos, promovendo o diálogo entre áreas como a educação, a cidadania digital, a proteção das vítimas e a responsabilidade coletiva na construção de ambientes online mais seguros.

Um dos momentos de destaque do Seminário foi a apresentação do Manifesto Jovem, uma intervenção que deu voz às preocupações, expectativas e propostas dos jovens relativamente à prevenção do ciberbullying e à defesa dos direitos humanos no espaço digital, sublinhando o papel ativo que as novas gerações devem assumir na promoção de uma Internet mais segura, respeitadora e responsável.

Este evento integrou-se nas iniciativas do Consórcio Centro Internet Segura, que reúne o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), a Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, integrada no Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação, I. P. (EduQA, I.P.), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a Microsoft Portugal.

Assista à gravação: Seminário Direitos Humanos e Ciberbullying- Dia da Internet Mais Segura 2026

Consulte: Manifesto Jovem: ON Direitos Humanos, OFF Ciberbullying