Glossário

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Glossário de termos e as suas descrições
Nome Descrição
Acessibilidade Digital

Garantir que as tecnologias digitais sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente das suas habilidades físicas, cognitivas ou sensoriais. Inclui o desenvolvimento de interfaces amigáveis, tecnologias assistivas e práticas que tornem os recursos digitais acessíveis.

Antivírus

Programa ou software destinado a prevenir, detectar e remover vírus de computadores.

Bem-estar

O bem-estar é um estado dinâmico descrito pela capacidade de realizar o seu próprio potencial, cultivar capacidades inatas, desenvolver novas competências e ter capacidade para lidar com o stress natural decorrente do crescimento e da aprendizagem. Mais especificamente, em relação a crianças e adolescentes, isso implica ter um sentido positivo de identidade e de processar experiências diversas, capacidade de gerir emoções, construir relacionamentos sociais e estabelecer interações saudáveis com o ambiente envolvente.

Bem-Estar Digital

O bem-estar digital é um estado de bem-estar pessoal experimentado através do uso saudável e equilibrado da tecnologia digital, abrangendo saúde mental, física, social e emocional. Envolve a capacidade de usar ferramentas digitais de forma eficaz para perseguir objetivos pessoais, participar de atividades sociais e manter um equilíbrio entre os benefícios e desvantagens da conectividade digital.

Big Data

Grande volume de dados estruturados e não estruturados que são analisados para identificar padrões, tendências e associações, especialmente em áreas como negócios, saúde e marketing.

Blockchain

Tecnologia que permite o armazenamento de dados de forma descentralizada e segura, garantindo que as informações sejam imutáveis e transparentes. Utilizada principalmente em criptomoedas, permite transações diretas entre utilizadores sem depender de intermediários, como bancos.

Bots

Programas automatizados que realizam tarefas na internet, como responder mensagens ou executar comandos, podendo ser usados tanto para fins legítimos como maliciosos.

Catfishing

Prática de engano online em que uma pessoa cria uma identidade falsa para manipular ou enganar outra, geralmente em redes sociais ou aplicações de namoro, com o objetivo de explorar emocionalmente a vítima.

Ciberbullying

Uso de tecnologias digitais para assediar, humilhar ou ameaçar indivíduos, causando-lhes desconforto ou dano emocional.

Cibercrime

Atividades criminosas realizadas através da internet, incluindo fraudes, roubo de dados, ataques de ransomware e outros crimes relacionados a sistemas digitais.

Ciberdependência

Comportamento compulsivo de uso excessivo de dispositivos digitais ou internet, afetando negativamente a saúde mental, relações sociais e desempenho pessoal ou profissional. Sintomas incluem ansiedade, irritabilidade e desinteresse por atividades offline. Exige prevenção, intervenção e promoção de hábitos digitais saudá

Cibersegurança

Práticas e medidas adotadas para proteger sistemas, redes e dados contra ataques, acessos não autorizados ou danos causados por atividades maliciosas.

Cidadania Digital

A capacidade de participar de forma ativa, responsável e ética na sociedade digital, utilizando as tecnologias de forma crítica e competente.

Clickbait

Conteúdo criado para atrair cliques de forma sensacionalista ou enganosa, muitas vezes com títulos exagerados ou intrigantes, que não correspondem ao conteúdo real.

Comércio Eletrónico

Compra e venda de bens ou serviços através da internet, utilizando plataformas digitais para realizar transações financeiras e comerciais.

Competências Digitais

Conjunto de conhecimentos, aptidões e atitudes necessários para utilizar as tecnologias digitais de forma confiante, crítica e segura, tanto na vida pessoal como profissional.

Consentimento Informado

Processo pelo qual uma pessoa dá permissão para o tratamento dos seus dados pessoais ou para participar em determinada atividade, após ser informada de forma clara e compreensível sobre os riscos, objetivos e consequências envolvidos.

Cookies

Pequenos ficheiros de dados armazenados no dispositivo do utilizador quando este visita um site, usados para lembrar preferências, personalizar a experiência online e analisar o comportamento de navegação.

Creative Commons

Licença que permite aos autores partilhar as suas obras, como textos, imagens e músicas, com direitos de uso definidos, permitindo que outros utilizem, modifiquem e distribuam o conteúdo de acordo com as condições estabelecidas.

Criptografia

Técnica de codificação de informações para que apenas pessoas autorizadas possam aceder e compreender os dados, garantindo a segurança e privacidade da comunicação online.

Criptomoeda

Moeda digital descentralizada que utiliza criptografia para garantir transações seguras, como o Bitcoin ou o Ethereum. Operam com tecnologia blockchain, proporcionando transparência e segurança nas transações, sem a necessidade de intermediários.

Cyberstalking (Perseguição Cibernética)

Cyberstalking é o assédio repetitivo online, como enviar ameaças e monitorar a vítima, causando danos emocionais e violação de privacidade. Este comportamento pode resultar em difamação e até riscos físicos, sendo criminalizado em várias jurisdições para proteger as vítimas.

Deep Web

Parte da internet que não é indexada pelos motores de busca convencionais, composta por conteúdos acessíveis apenas através de permissões específicas, como bases de dados privadas, fóruns protegidos por senha ou conteúdos académicos e governamentais.

Deepfake

Tecnologia que permite a criação de vídeos, imagens ou áudios manipulados de forma altamente realista, com o objetivo de enganar ou criar conteúdos falsificados. Normalmente utilizada para simular comportamentos ou palavras de pessoas, muitas vezes com fins maliciosos.

Desinformação

Informações falsas ou enganosas disseminadas intencionalmente para manipular opiniões ou causar confusão entre os destinatários.

Digital Services Act (DSA)

Regulamento da União Europeia que estabelece regras para plataformas digitais, como redes sociais, visando garantir a segurança online e a proteção dos direitos dos utilizadores. O DSA exige que as plataformas moderem conteúdos ilegais e aumentem a transparência e a responsabilidade.

Direitos de Autor

Conjunto de direitos legais concedidos ao criador de uma obra original, como textos, músicas, filmes e software, que lhe conferem o direito exclusivo de autorizar ou proibir a utilização, reprodução e distribuição dessa obra.

Discurso de Ódio Online

Expressões de incitação ao ódio ou discriminação em plataformas digitais, proibidas pelas normas europeias de direitos humanos.

Domínio Público

Estado de uma obra cujo período de proteção dos direitos de autor terminou, tornando-a livre para ser utilizada, reproduzida e distribuída por qualquer pessoa, sem necessidade de autorização ou pagamento.

Economia Digital

O setor económico baseado na utilização de tecnologias digitais para criar, distribuir e consumir produtos e serviços, incluindo comércio online e serviços digitais.

Ética em IA (AI Ethics)

A ética em IA analisa as questões morais e sociais da IA, como o viés algorítmico, a privacidade dos dados e o impacto no emprego. Procura assegurar que os sistemas de IA sejam justos, responsáveis e transparentes, com decisões auditáveis e explicáveis, considerando ainda os efeitos da automação na sociedade.

FOMO (Fear of Missing Out)

Medo de estar a perder algo importante, especialmente em redes sociais, onde se sente que outras pessoas estão a viver experiências ou a aproveitar oportunidades que você não está a vivenciar.

Gaming Disorder (Transtorno de Jogos Eletrónicos)

Reconhecido pela OMS, refere-se ao uso excessivo e patológico de jogos digitais, com impacto negativo na vida pessoal e profissional.

Gaming Disorder (Transtorno de Jogos Eletrónicos)

Reconhecido pela OMS, refere-se ao uso excessivo e patológico de jogos digitais, com impacto negativo na vida pessoal e profissional.

Grooming

Processo em que adultos estabelecem uma relação de confiança com menores online, com o objetivo de manipulá-los e prepará-los para exploração sexual ou abuso. Isso pode envolver criar uma ligação emocional, isolar a vítima e normalizar comportamentos abusivos.

Hacker Ético

Profissional de segurança cibernética que testa sistemas e redes em busca de vulnerabilidades, com o objetivo de ajudar as empresas a protegerem-se contra ataques maliciosos.

Identidade Digital

Conjunto de dados que identificam uma pessoa no ambiente digital, incluindo informações pessoais, perfis em redes sociais e histórico de atividades online.

Infodemia

Excesso de informações, muitas vezes imprecisas ou contraditórias, que se espalham rapidamente, especialmente em situações de crise, dificultando a compreensão e a tomada de decisões informadas.

INHOPE (International Association of Internet Hotlines)

Rede internacional de linhas de denúncia que combate o material de abuso sexual infantil (Child Sexual Abuse Material - CSAM) online. Através da colaboração entre países e organizações, o INHOPE permite a denúncia e remoção de material ilegal, oferecendo uma plataforma segura para que os cidadãos possam reportar conteúdos de forma anónima e confidencial.

Inteligência Artificial (IA)

Ramo da ciência da computação que cria sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como aprendizagem (machine learning), reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural e tomada de decisões, com o objetivo de automatizar processos e melhorar a eficiência em diversas áreas.

Internet das Coisas (IoT)

Refere-se à rede de dispositivos físicos conectados à internet, que coletam, trocam e analisam dados automaticamente, sem intervenção humana. A IoT é aplicada em setores como casas inteligentes, saúde e transporte, melhorando a eficiência e integração dos sistemas.

Malware

Software malicioso projetado para danificar, controlar ou obter acesso não autorizado a sistemas e dispositivos. Pode incluir vírus, worms, trojans e ransomware, e é usado para roubo de dados, espionagem ou causar danos.

Netiqueta

Conjunto de normas e comportamentos recomendados para interações respeitosas e adequadas no ambiente online.

Nomofobia

Medo irracional ou ansiedade de ficar sem acesso ao telemóvel ou a outras tecnologias móveis, como a internet, que pode causar desconforto emocional e afetar a saúde mental.

Pegada Digital

Rastros deixados por um indivíduo na internet, resultantes de suas atividades online, como publicações, comentários e informações partilhadas.

Phishing

Método de fraude online em que criminosos tentam obter informações sensíveis, como senhas e dados bancários, ao se passarem por entidades confiáveis, geralmente através de e-mails, mensagens ou sites falsificados.

Plágio

Ato de copiar ou reproduzir o trabalho, ideias ou palavras de outra pessoa sem a devida autorização ou reconhecimento, apresentando-o como próprio.

Privacidade Online

Direito e capacidade de controlar quais informações pessoais são partilhadas na internet e com quem, garantindo a proteção dos dados pessoais.

Privacidade por Design (Privacy by Design)

Abordagem proativa que integra a privacidade desde a conceção de sistemas, produtos ou serviços, garantindo a proteção de dados como parte essencial do design e funcionamento das tecnologias.

Ransomware

Tipo de malware que bloqueia o acesso a sistemas ou dados, exigindo um resgate (geralmente em criptomoedas) para liberar o acesso. Este tipo de ataque pode afetar indivíduos, empresas e organizações, causando grandes prejuízos financeiros e operacionais.

RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados)

Regulamento da União Europeia que estabelece normas para a proteção e privacidade dos dados pessoais dos cidadãos, impondo obrigações às organizações sobre o tratamento, armazenamento e partilha desses dados, com o objetivo de garantir a transparência e os direitos dos indivíduos.

Screen Addiction (Vício em Ecrãs)

Uso excessivo de dispositivos digitais, como smartphones e computadores, que pode levar a problemas físicos, como fadiga ocular e dores corporais, e psicológicos, como ansiedade e isolamento. Este comportamento é impulsionado pela procura de recompensas instantâneas, resultando em dificuldade em controlar o tempo passado online.

Sexting

Prática de enviar ou receber mensagens, fotos ou vídeos com conteúdo sexual explícito, geralmente em um contexto íntimo, podendo ter implicações legais e emocionais, especialmente quando envolve menores ou ocorre sem consentimento.

Social Engineering (Engenharia Social)

Técnica de manipulação psicológica usada para enganar indivíduos e obter informações confidenciais, como senhas ou dados pessoais, através de táticas como phishing. A prevenção envolve aumentar a sensibilização e adotar práticas de segurança rigorosas.

Spoilers

Informações que revelam detalhes importantes sobre o enredo de um filme, série, livro ou jogo, geralmente comprometendo a experiência de quem ainda não teve acesso à obra e preferiria descobri-la por si próprio.

Token de Segurança (Security Token)

Dispositivo ou código gerado para autenticar a identidade de um utilizador em sistemas online, utilizado para garantir uma camada extra de segurança, normalmente em processos de login ou transações financeiras.

Verificação de Factos (Fact-Checking)

Processo de investigar e confirmar a veracidade de uma informação, geralmente realizada por jornalistas ou plataformas especializadas, para combater a desinformação e garantir a precisão dos dados divulgados.

Viés Algorítmico

Tendência ou distorção nos resultados gerados por um algoritmo, que ocorre devido a dados enviesados ou à forma como o algoritmo foi projetado, podendo levar a decisões injustas ou discriminatórias.