Actividades desenvolvidas:
- Produção de vídeos (documentário, informação, reportagem, filmagem de peça)
Público Alvo Envolvido:
- 1º Ciclo
- Auxiliares de Ação Educativa
- Docentes
Síntese da(s) Atividade(s):
Após uma introdução e sensibilização ao bullying e cyberbullying os alunos são divididos em pequenos grupos (3 crianças).
Cada grupo escolhe um “mini-roteiro” simples (máx. 1-2 minutos):
Cena 1: Apresentação da situação (ex: colega excluído ou mensagem mal-educada).
Cena 2: A reação (como se sente, o que faz).
Cena 3: A solução / pedido de ajuda / comportamento seguro.
Os grupos desenham ou escrevem em rascunho/cartolina o que vão fazer, quem diz o quê, onde ficam.
Cada grupo ensaia a pequena cena.
Depois grava-se a vídeo. Incentiva-se que falem devagar, articulem bem, olhem para a câmara (se possível).
Cada grupo escolhe um “mini-roteiro” simples (máx. 1-2 minutos):
Cena 1: Apresentação da situação (ex: colega excluído ou mensagem mal-educada).
Cena 2: A reação (como se sente, o que faz).
Cena 3: A solução / pedido de ajuda / comportamento seguro.
Os grupos desenham ou escrevem em rascunho/cartolina o que vão fazer, quem diz o quê, onde ficam.
Cada grupo ensaia a pequena cena.
Depois grava-se a vídeo. Incentiva-se que falem devagar, articulem bem, olhem para a câmara (se possível).
Ficheiro(s):
Mapa: