Líderes Digitais em destaque no School Innovation Forum 2025, em Lisboa

lideres digitais

Líderes Digitais destacam-se no School Innovation Forum 2025, em Lisboa, ao assumirem um papel ativo na moderação e discussão de temas centrais sobre bem-estar digital nas escolas, reforçando o seu contributo como jovens agentes de cidadania digital.
Nos dias 27 e 28 de maio de 2025, teve lugar, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o School Innovation Forum 2025, promovido pela European Schoolnet (EUN), sob o tema “Bem-estar digital: navegar na tecnologia nas escolas”.
O evento reuniu os principais parceiros e atores estratégicos da European Schoolnet, proporcionando dois dias de intensos debates e partilha de experiências em torno dos desafios e oportunidades da tecnologia no contexto educativo.
Os Líderes Digitais marcaram presença ativa no Fórum, distinguindo-se pela sua participação na moderação de sessões e no debate de painéis temáticos, onde demonstraram envolvimento, maturidade e responsabilidade.
Na sessão “Como podemos educar os jovens para serem cidadãos digitais responsáveis e resilientes?”, a moderação esteve a cargo de João Lopes, Líder Digital e Embaixador Europeu do Better Internet for Kids, que conduziu o painel com grande dinamismo e clareza, promovendo uma reflexão profunda sobre a construção de competências digitais. Assista à gravação da sessão.
No painel “Porque o bem-estar digital também se constrói com os jovens e não apenas para eles”, participaram os Líderes Digitais Sofia Lopes, Luís Almeida, Carolina Fernandez, Inês Canto e Marta Gonçalves, que deram voz às perspetivas dos jovens, sublinhando a importância do seu envolvimento direto na definição de estratégias para a promoção do bem-estar digital nas escolas. Assista à gravação da sessão.
A participação dos Líderes Digitais neste Fórum constituiu um momento de grande visibilidade e valorização do trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito da Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, reforçando o papel dos jovens como agentes ativos de cidadania digital e protagonistas na construção de uma cultura digital mais saudável.