A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Centro de Sensibilização SeguraNet, em colaboração com um conjunto de entidades de referência, promove iniciativas de Educação para a Cidadania Digital. Destacam-se as iniciativas de sensibilização "Desafios SeguraNet", "Líderes Digitais", "Escola sem Bullying I Escolas sem Violência” e a "Academia Digital para Pais".
Ainda como forma de contribuir para o reforço da segurança nos ambientes digitais, e sensibilizar para a adoção de estratégias mobilizadoras de competências digitais, a DGE promove as campanhas: "Não à Violência Online", "Age. Fala. Muda. A tua voz contra o Bullying" e "Desinformação em contexto de guerra", entre outras.
Estão também ao dispor das comunidades educativas serviços de apoio, como a Linha Internet Segura, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que dispõe de um sistema para remeter ocorrências graves às autoridades competentes sempre que uma criança possa estar em perigo, e o CERT.PT, sob responsabilidade do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), que responde a incidentes digitais, como ciberataques.
Numa sociedade em que o digital está cada vez mais presente, é fundamental o envolvimento das comunidades educativas em iniciativas que garantam a segurança e o bem-estar das crianças e dos jovens em ambientes digitais. Assim, é importante que estas iniciativas sejam divulgadas junto dos docentes, bem como da comunidade educativa alargada, e que sejam tidas em conta aquando da construção/revisão dos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).
Consulte a infografia que contempla as iniciativas DGE - Educação para a Cidadania Digital.