Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência

Candidatura - Certificação “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” 2024

Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência

Convite à candidatura das Escolas à Certificação - Selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”, entre 3 e 28 de junho, através do formulário online.
 A Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. Para tal, afigura-se como de extrema importância que as escolas definam e implementem o seu Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”. Consubstanciado nas premissas da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e orientado para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, é significativo continuar a promover, em cada uma das escolas, um ambiente de bem-estar, onde a colaboração de toda a comunidade educativa, em particular a das crianças e jovens, contribua para a sua transformação. Em cada espaço deve respirar-se empatia e respeito, e a inclusão terá de ser assumida como uma realidade, onde o preconceito, os estereótipos e os discursos de ódio, não existam.
 Como forma de reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido pelos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, em resposta a este desafio, as escolas públicas e privadas que desejarem concorrer à certificação anual “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” deverão responder ao formulário, até ao dia 28 de junho de 2024. De registar que na última edição, verificou-se um aumento muito significativo do número de escolas certificadas, passando de 208 (em 2022) para 405 (em 2023). No próximo dia 4 de julho, serão divulgadas a lista das escolas que submeteram a sua candidatura à certificação. A lista das escolas certificadas será divulgada em outubro de 2024 no website https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/ e também nas redes sociais associadas, bem como através dos diversos canais da Direção-Geral da Educação. É importante continuar a certificar as escolas que, atentas, respondem “não” à violência e desenvolvem um plano de prevenção e combate a todas as formas de violência, em particular ao Bullying e ao Ciberbullying. A criação de um ambiente de bem-estar em meio escolar é da responsabilidade de todos os que habitam cada Escola! 

Aceda à informação referente à iniciativa “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”. 
Contamos convosco!

Notícias relacionadas