Inteligência Artificial (IA)

Campanha SeguraNet: “Aplicações Suportadas por IA”

Inteligência Artificial (IA)

"Aplicações suportadas por Inteligência Artificial (IA)” é o título da campanha que pretende sensibilizar para questões relacionadas com a Inteligência Artificial (IA). 

Promovida pela Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e integrada na ação do Centro Internet Segura, esta campanha é composta por uma brochura informativa, dirigida a pais e educadores, intitulada "O que Pais e Educadores precisam de saber sobre as Aplicações Suportadas por IA" e, ainda, por um conjunto de ilustrações com recomendações dirigidas aos alunos sobre as aplicações suportadas por IA, nomeadamente: “Conhece e respeita as orientações”, “Tolerância Zero com a Discriminação e Discurso de Ódio”, “Desenvolve as tuas Competências” e o “Equilíbrio no Tempo de Ecrã” (consulte a galeria com as ilustrações). Estes recursos pretendem ser mais um auxiliar com algumas recomendações, para uma utilização adequada das ferramentas de IA generativa, em contexto educativo.

 À semelhança das campanhas de sensibilização anteriores, sugere-se que os diversos conteúdos sejam disseminados e abordados junto dos alunos, recomendando-se, ainda, a sua divulgação junto da comunidade educativa em geral, através dos diretores de turma ou outros docentes que contactam, de forma mais direta, com os pais e encarregados de educação. De notar que, devido à pertinência da temática, os conteúdos desta campanha poderão também ser do interesse das autarquias, das associações juvenis, entre outros. 

Para mais informações sobre esta campanha SeguraNet, visite a página da iniciativa.

Notícias relacionadas