Cidadania Digital

Estudo de Avaliação do Efeito do “Projeto de Capacitação dos Docentes em Competências Digitais” - Divulgação de Relatório

Relatório

A Direção-Geral da Educação (DGE) divulga o Relatório Final - Estudo de Avaliação do Efeito do “Projeto de Capacitação dos Docentes em Competências Digitais”, produzido pela Universidade de Aveiro (UA), documento que disponibiliza os resultados do estudo do efeito da formação dinamizada pelos Centros de Formação de Associações de Escolas, no âmbito da Capacitação Digital de Docentes (CDD) dos ensinos básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não agrupadas, da rede pública de Portugal Continental.
Os resultados, obtidos na sequência da aplicação de dois questionários (pré e pós-formação) a docentes, bem como de um outro questionário aplicado a formadores, permitem concluir que o efeito da capacitação digital é bastante positivo, traduzindo-se no aumento de níveis de proficiência dos participantes em todas as áreas de competência digital e, consequentemente, no nível da proficiência digital global. De entre os vários aspetos, merece especial destaque o facto de as respostas dos docentes permitirem concluir que, após a formação, “[…] a pontuação média global de competência digital [dos docentes] subiu de 48.6 pontos, correspondente a um nível de proficiência B1, para 55.6, correspondente a um nível de proficiência B2. Com efeito, houve uma redução significativa de docentes classificados com A2 e B1 entre o momento pré e o momento pós-formação, e um aumento significativo de docentes classificados com B2, C1 e C2” (p.40).

Recorde-se que já em 2021 a Universidade de Aveiro (UA) tinha realizado, também a pedido da DGE, um estudo diagnóstico do nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental. Este diagnóstico foi uma das ações promovidas pela DGE na dimensão da Capacitação Digital de Docentes (CDD) , com o objetivo de delinear e disponibilizar formação aos docentes, na área do digital, de acordo com os seus níveis de proficiência. A partir desse diagnóstico, a UA procurou conhecer o efeito da formação na competência digital dos docentes, cujos resultados são apresentados no relatório que ora se apresenta.

Consulte a infografia do Estudo

II Conferência Internacional de Promoção do Bem-Estar Digital

II Conferência Internacional de Promoção do Bem-Estar Digital

A II Conferência Internacional de Promoção do Bem-Estar Digital terá lugar nos próximos dias 3 e 4 de maio, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto.
Dinamizada no âmbito da iniciativa da Semana do Bem-Estar Digital, esta conferência, promovida pelo projeto “Agarrados à Net”, conta com a participação de oradores nacionais e internacionais que irão partilhar o seu conhecimento com os participantes.
Além da promoção do debate em torno do tema do bem-estar digital, o objetivo desta iniciativa é também o de informar pais, educadores e a comunidade em geral. Pretende-se, ainda, produzir um documento final de Recomendações e Orientações Práticas para Políticas Públicas no domínio da promoção do bem-estar digital de crianças, jovens e adultos.
Registo e mais informações na página da iniciativa

Regulamento dos Serviços Digitais (Digital Services ACT) O que é?

Regulamento dos Serviços Digitais

Para ajudar as crianças e jovens a compreender melhor os seus direitos online, foi publicada uma versão síntese do “Regulamento dos Serviços Digitais em síntese – Medidas para proteger as crianças e jovens online”.

O Regulamento dos Serviços Digitais (Digital Services ACT) é uma legislação da União Europeia que estabelece regras para os serviços digitais, com o objetivo de criar um ambiente online mais seguro para todos os utilizadores, especialmente para as crianças e jovens. 
Destaque-se que esta regulamentação dos serviços digitais tem sido amplamente debatida e incluído os jovens europeus nesse debate. Um exemplo disso foi a conferência Safer Internet Forum 2023, que reuniu decisores políticos, investigadores, representantes da indústria, a rede dos Centros de Internet Segura, durante a qual a Comissão Europeia e a European SchoolNet promoveram diversas reuniões de trabalho e definiram um grupo de foco que inclui jovens de alguns países, no qual Portugal também está representado.

Assista ao vídeo, onde o embaixador europeu do programa Better Internet for Kids e Líder Digital, João Lopes, explica o que é o Digital Services ACT para ficarmos a conhecer melhor este regulamento.
 

CONCURSO AUTORES DIGITAIS 2023/2024

autores digitais

Já estão abertas as inscrições para o concurso “Autores Digitais”, uma iniciativa que tem como público-alvo alunos dos ensinos pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e respetivos docentes, em articulação com as bibliotecas escolares dos Agrupamentos de Escolas/ Escolas não agrupadas e com os encarregados de educação. 
Neste concurso, que resulta da colaboração entre  o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e do Centro de Investigação em Artes e Comunicação - CIAC,  da Universidade do Algarve, no quadro  do projeto “Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista” - PROPS,  os participantes são desafiados a criar uma história original que aborde o tema "Discurso do Ódio Online", no âmbito da Educação para a Cidadania,  a ilustrá-la e a publicá-la, usando o recurso educativo digital online Storyjumper. 
As histórias serão avaliadas publicamente e à posteriori por um júri multidisciplinar que identificará os melhores trabalhos desta edição. Aos vencedores de cada categoria (pré-escolar, 1.º e 2.º CEB) serão atribuídos prémios às respetivas escolas. 
Inscreva-se até dia 31-01-2024 em:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScSnvovuBiEJWGWb45ygz5fSF0xeRwiYY_3ku1ZtkBCBWmVhQ/viewform

Saiba mais sobre o concurso em: https://cctic.ese.ipsantarem.pt/cctic/2023-2024/ 

Folheto Informativo e Jogo combate o vírus - na crise Covid 19

Folheto Informativo e Jogo combate o vírus - na crise Covid 19

Folheto Informativo e Jogo combate o vírus - na crise Covid 19 

 

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, traduziu e adaptou para português um jogo e um folheto informativo, da autoria do Conselho da Europa. Estes recursos foram desenvolvidos não só com o objetivo de sensibilizar para o uso seguro das tecnologias, para os direitos e deveres online, mas também com o objetivo de contribuir com propostas de atividades para os mais jovens e para as suas famílias realizarem, durante o confinamento. Sem esquecer a vertente lúdica, estes recursos promovem a interação entre os vários elementos das famílias e alertam para alguns dos cuidados a ter na prevenção da COVID-19.

Coleção de Cartazes “O Pisca Não Arrisca!”

Cartaz o pisca não arrisca

Coleção de Cartazes “O Pisca Não Arrisca!”

 

No âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, a Direção-Geral da Educação enviou para os estabelecimentos do 1.º Ciclo do ensino público uma coleção de quatro cartazes “O Pisca Não Arrisca!”, durante o mês de outubro de 2016. 

Estes cartazes têm como objetivo sensibilizar os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico para as temáticas da Cidadania Digital, nomeadamente os cuidados a ter com os dados pessoais, o respeito pelos direitos de autor, o conhecimento das regras de Netiqueta, a dependência na Internet, os cuidados com a segurança do computador e a importância das cópias de segurança.

 

Cartazes no formato pdf:

 

Cartaz o Pisca não Arrisca "O pisca não arrisca nos seus trabalhos escolares"

Cartaz o Pisca não Arrisca "O pisca não instala programas"

Cartaz o Pisca não Arrisca "O pisca não revela informações"

Cartaz o Pisca não Arrisca "O pisca usa a Internet com moderação"
 

Estes recursos, em formato impresso, foram enviados a todos os estabelecimentos de ensino publico com o 1.º Ciclo.

 

Consulte a galeria de imagens: