Glossário
Nome | Descrição |
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Acessibilidade Digital | Garantir que as tecnologias digitais sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente das suas habilidades físicas, cognitivas ou sensoriais. Inclui o desenvolvimento de interfaces amigáveis, tecnologias assistivas e práticas que tornem os recursos digitais acessíveis. |
Antivírus | Programa ou software destinado a prevenir, detectar e remover vírus de computadores. |
Bem-estar | O bem-estar é um estado dinâmico descrito pela capacidade de realizar o seu próprio potencial, cultivar capacidades inatas, desenvolver novas competências e ter capacidade para lidar com o stress natural decorrente do crescimento e da aprendizagem. Mais especificamente, em relação a crianças e adolescentes, isso implica ter um sentido positivo de identidade e de processar experiências diversas, capacidade de gerir emoções, construir relacionamentos sociais e estabelecer interações saudáveis com o ambiente envolvente. |
Bem-Estar Digital | O bem-estar digital é um estado de bem-estar pessoal experimentado através do uso saudável e equilibrado da tecnologia digital, abrangendo saúde mental, física, social e emocional. Envolve a capacidade de usar ferramentas digitais de forma eficaz para perseguir objetivos pessoais, participar de atividades sociais e manter um equilíbrio entre os benefícios e desvantagens da conectividade digital. |
Big Data | Grande volume de dados estruturados e não estruturados que são analisados para identificar padrões, tendências e associações, especialmente em áreas como negócios, saúde e marketing. |
Blockchain | Tecnologia que permite o armazenamento de dados de forma descentralizada e segura, garantindo que as informações sejam imutáveis e transparentes. Utilizada principalmente em criptomoedas, permite transações diretas entre utilizadores sem depender de intermediários, como bancos. |
Bots | Programas automatizados que realizam tarefas na internet, como responder mensagens ou executar comandos, podendo ser usados tanto para fins legítimos como maliciosos. |
Catfishing | Prática de engano online em que uma pessoa cria uma identidade falsa para manipular ou enganar outra, geralmente em redes sociais ou aplicações de namoro, com o objetivo de explorar emocionalmente a vítima. |
Ciberbullying | Uso de tecnologias digitais para assediar, humilhar ou ameaçar indivíduos, causando-lhes desconforto ou dano emocional. |
Cibercrime | Atividades criminosas realizadas através da internet, incluindo fraudes, roubo de dados, ataques de ransomware e outros crimes relacionados a sistemas digitais. |
Ciberdependência | Comportamento compulsivo de uso excessivo de dispositivos digitais ou internet, afetando negativamente a saúde mental, relações sociais e desempenho pessoal ou profissional. Sintomas incluem ansiedade, irritabilidade e desinteresse por atividades offline. Exige prevenção, intervenção e promoção de hábitos digitais saudá |
Cibersegurança | Práticas e medidas adotadas para proteger sistemas, redes e dados contra ataques, acessos não autorizados ou danos causados por atividades maliciosas. |
Cidadania Digital | A capacidade de participar de forma ativa, responsável e ética na sociedade digital, utilizando as tecnologias de forma crítica e competente. |
Clickbait | Conteúdo criado para atrair cliques de forma sensacionalista ou enganosa, muitas vezes com títulos exagerados ou intrigantes, que não correspondem ao conteúdo real. |
Comércio Eletrónico | Compra e venda de bens ou serviços através da internet, utilizando plataformas digitais para realizar transações financeiras e comerciais. |
Competências Digitais | Conjunto de conhecimentos, aptidões e atitudes necessários para utilizar as tecnologias digitais de forma confiante, crítica e segura, tanto na vida pessoal como profissional. |
Consentimento Informado | Processo pelo qual uma pessoa dá permissão para o tratamento dos seus dados pessoais ou para participar em determinada atividade, após ser informada de forma clara e compreensível sobre os riscos, objetivos e consequências envolvidos. |
Cookies | Pequenos ficheiros de dados armazenados no dispositivo do utilizador quando este visita um site, usados para lembrar preferências, personalizar a experiência online e analisar o comportamento de navegação. |
Creative Commons | Licença que permite aos autores partilhar as suas obras, como textos, imagens e músicas, com direitos de uso definidos, permitindo que outros utilizem, modifiquem e distribuam o conteúdo de acordo com as condições estabelecidas. |
Criptografia | Técnica de codificação de informações para que apenas pessoas autorizadas possam aceder e compreender os dados, garantindo a segurança e privacidade da comunicação online. |
Criptomoeda | Moeda digital descentralizada que utiliza criptografia para garantir transações seguras, como o Bitcoin ou o Ethereum. Operam com tecnologia blockchain, proporcionando transparência e segurança nas transações, sem a necessidade de intermediários. |
Cyberstalking (Perseguição Cibernética) | Cyberstalking é o assédio repetitivo online, como enviar ameaças e monitorar a vítima, causando danos emocionais e violação de privacidade. Este comportamento pode resultar em difamação e até riscos físicos, sendo criminalizado em várias jurisdições para proteger as vítimas. |
Deep Web | Parte da internet que não é indexada pelos motores de busca convencionais, composta por conteúdos acessíveis apenas através de permissões específicas, como bases de dados privadas, fóruns protegidos por senha ou conteúdos académicos e governamentais. |
Deepfake | Tecnologia que permite a criação de vídeos, imagens ou áudios manipulados de forma altamente realista, com o objetivo de enganar ou criar conteúdos falsificados. Normalmente utilizada para simular comportamentos ou palavras de pessoas, muitas vezes com fins maliciosos. |
Desinformação | Informações falsas ou enganosas disseminadas intencionalmente para manipular opiniões ou causar confusão entre os destinatários. |
Digital Services Act (DSA) | Regulamento da União Europeia que estabelece regras para plataformas digitais, como redes sociais, visando garantir a segurança online e a proteção dos direitos dos utilizadores. O DSA exige que as plataformas moderem conteúdos ilegais e aumentem a transparência e a responsabilidade. |
Direitos de Autor | Conjunto de direitos legais concedidos ao criador de uma obra original, como textos, músicas, filmes e software, que lhe conferem o direito exclusivo de autorizar ou proibir a utilização, reprodução e distribuição dessa obra. |
Discurso de Ódio Online | Expressões de incitação ao ódio ou discriminação em plataformas digitais, proibidas pelas normas europeias de direitos humanos. |
Domínio Público | Estado de uma obra cujo período de proteção dos direitos de autor terminou, tornando-a livre para ser utilizada, reproduzida e distribuída por qualquer pessoa, sem necessidade de autorização ou pagamento. |
Economia Digital | O setor económico baseado na utilização de tecnologias digitais para criar, distribuir e consumir produtos e serviços, incluindo comércio online e serviços digitais. |
Ética em IA (AI Ethics) | A ética em IA analisa as questões morais e sociais da IA, como o viés algorítmico, a privacidade dos dados e o impacto no emprego. Procura assegurar que os sistemas de IA sejam justos, responsáveis e transparentes, com decisões auditáveis e explicáveis, considerando ainda os efeitos da automação na sociedade. |
FOMO (Fear of Missing Out) | Medo de estar a perder algo importante, especialmente em redes sociais, onde se sente que outras pessoas estão a viver experiências ou a aproveitar oportunidades que você não está a vivenciar. |
Gaming Disorder (Transtorno de Jogos Eletrónicos) | Reconhecido pela OMS, refere-se ao uso excessivo e patológico de jogos digitais, com impacto negativo na vida pessoal e profissional. |
Gaming Disorder (Transtorno de Jogos Eletrónicos) | Reconhecido pela OMS, refere-se ao uso excessivo e patológico de jogos digitais, com impacto negativo na vida pessoal e profissional. |
Grooming | Processo em que adultos estabelecem uma relação de confiança com menores online, com o objetivo de manipulá-los e prepará-los para exploração sexual ou abuso. Isso pode envolver criar uma ligação emocional, isolar a vítima e normalizar comportamentos abusivos. |
Hacker Ético | Profissional de segurança cibernética que testa sistemas e redes em busca de vulnerabilidades, com o objetivo de ajudar as empresas a protegerem-se contra ataques maliciosos. |
Identidade Digital | Conjunto de dados que identificam uma pessoa no ambiente digital, incluindo informações pessoais, perfis em redes sociais e histórico de atividades online. |
Infodemia | Excesso de informações, muitas vezes imprecisas ou contraditórias, que se espalham rapidamente, especialmente em situações de crise, dificultando a compreensão e a tomada de decisões informadas. |
INHOPE (International Association of Internet Hotlines) | Rede internacional de linhas de denúncia que combate o material de abuso sexual infantil (Child Sexual Abuse Material - CSAM) online. Através da colaboração entre países e organizações, o INHOPE permite a denúncia e remoção de material ilegal, oferecendo uma plataforma segura para que os cidadãos possam reportar conteúdos de forma anónima e confidencial. |
Inteligência Artificial (IA) | Ramo da ciência da computação que cria sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como aprendizagem (machine learning), reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural e tomada de decisões, com o objetivo de automatizar processos e melhorar a eficiência em diversas áreas. |
Internet das Coisas (IoT) | Refere-se à rede de dispositivos físicos conectados à internet, que coletam, trocam e analisam dados automaticamente, sem intervenção humana. A IoT é aplicada em setores como casas inteligentes, saúde e transporte, melhorando a eficiência e integração dos sistemas. |
Malware | Software malicioso projetado para danificar, controlar ou obter acesso não autorizado a sistemas e dispositivos. Pode incluir vírus, worms, trojans e ransomware, e é usado para roubo de dados, espionagem ou causar danos. |
Netiqueta | Conjunto de normas e comportamentos recomendados para interações respeitosas e adequadas no ambiente online. |
Nomofobia | Medo irracional ou ansiedade de ficar sem acesso ao telemóvel ou a outras tecnologias móveis, como a internet, que pode causar desconforto emocional e afetar a saúde mental. |
Pegada Digital | Rastros deixados por um indivíduo na internet, resultantes de suas atividades online, como publicações, comentários e informações partilhadas. |
Phishing | Método de fraude online em que criminosos tentam obter informações sensíveis, como senhas e dados bancários, ao se passarem por entidades confiáveis, geralmente através de e-mails, mensagens ou sites falsificados. |
Plágio | Ato de copiar ou reproduzir o trabalho, ideias ou palavras de outra pessoa sem a devida autorização ou reconhecimento, apresentando-o como próprio. |
Privacidade Online | Direito e capacidade de controlar quais informações pessoais são partilhadas na internet e com quem, garantindo a proteção dos dados pessoais. |
Privacidade por Design (Privacy by Design) | Abordagem proativa que integra a privacidade desde a conceção de sistemas, produtos ou serviços, garantindo a proteção de dados como parte essencial do design e funcionamento das tecnologias. |
Ransomware | Tipo de malware que bloqueia o acesso a sistemas ou dados, exigindo um resgate (geralmente em criptomoedas) para liberar o acesso. Este tipo de ataque pode afetar indivíduos, empresas e organizações, causando grandes prejuízos financeiros e operacionais. |
RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados) | Regulamento da União Europeia que estabelece normas para a proteção e privacidade dos dados pessoais dos cidadãos, impondo obrigações às organizações sobre o tratamento, armazenamento e partilha desses dados, com o objetivo de garantir a transparência e os direitos dos indivíduos. |
Screen Addiction (Vício em Ecrãs) | Uso excessivo de dispositivos digitais, como smartphones e computadores, que pode levar a problemas físicos, como fadiga ocular e dores corporais, e psicológicos, como ansiedade e isolamento. Este comportamento é impulsionado pela procura de recompensas instantâneas, resultando em dificuldade em controlar o tempo passado online. |
Sexting | Prática de enviar ou receber mensagens, fotos ou vídeos com conteúdo sexual explícito, geralmente em um contexto íntimo, podendo ter implicações legais e emocionais, especialmente quando envolve menores ou ocorre sem consentimento. |
Social Engineering (Engenharia Social) | Técnica de manipulação psicológica usada para enganar indivíduos e obter informações confidenciais, como senhas ou dados pessoais, através de táticas como phishing. A prevenção envolve aumentar a sensibilização e adotar práticas de segurança rigorosas. |
Spoilers | Informações que revelam detalhes importantes sobre o enredo de um filme, série, livro ou jogo, geralmente comprometendo a experiência de quem ainda não teve acesso à obra e preferiria descobri-la por si próprio. |
Token de Segurança (Security Token) | Dispositivo ou código gerado para autenticar a identidade de um utilizador em sistemas online, utilizado para garantir uma camada extra de segurança, normalmente em processos de login ou transações financeiras. |
Verificação de Factos (Fact-Checking) | Processo de investigar e confirmar a veracidade de uma informação, geralmente realizada por jornalistas ou plataformas especializadas, para combater a desinformação e garantir a precisão dos dados divulgados. |
Viés Algorítmico | Tendência ou distorção nos resultados gerados por um algoritmo, que ocorre devido a dados enviesados ou à forma como o algoritmo foi projetado, podendo levar a decisões injustas ou discriminatórias. |