Práticas Online Seguras e Saudáveis

Práticas Online Seguras e Saudáveis

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, divulga o folheto de sensibilização "Práticas Online Seguras e Saudáveis", que visa alertar crianças e jovens para o uso seguro e saudável dos dispositivos móveis, em particular, dos computadores portáteis distribuídos pelo Programa Escola Digital. Estes dispositivos constituem um instrumento valioso para a aprendizagem, mas é imprescindível adotar práticas que promovam uma utilização saudável e produtiva dos mesmos.

A versão de impressão do folheto (PDF) está disponível para download e pode ser descarregada e divulgada junto dos alunos e das famílias, tanto no formato digital como no formato papel.

Aconselha-se ainda os pais, os encarregados de educação e as famílias a:

- Definir limites de tempo de utilização e determinar horários específicos para o uso de portáteis e de outros dispositivos, como depois da escola ou durante o tempo de estudo. Evitar o seu uso antes de dormir, de forma a promover um bom descanso;

- Promover a Educação para a Cidadania Digital: sensibilizar as crianças e os jovens para os comportamentos de risco online, como o ciberbullying, a partilha inadequada de informações pessoais e a interação com estranhos;

- Equilibrar o tempo despendido online com atividades offline, como o desporto, a leitura, as brincadeiras ao ar livre e interações sociais em presença;

- Incentivar o uso do portátil para fins educacionais, como pesquisa, projetos escolares e aprendizagem online;

- Realçar a importância de uma postura adequada ao usar os dispositivos e incentivar pausas regulares para evitar problemas físicos;

- Alertar sobre a partilha responsável de informações e imagens online, tendo sempre presente a importância do respeito à privacidade;

- Ser um modelo positivo de comportamento online, demonstrando uso responsável e respeitador da tecnologia;

- Manter um diálogo com o educando para que se sinta à vontade para relatar qualquer problema ou desconforto online;

- Encorajar a utilização do portátil numa área comum da casa, onde se possa monitorizar o que está a acontecer mais facilmente;

- Incentivar para que o tempo gasto online seja de qualidade, com atividades educacionais e construtivas;

- Usar os serviços de apoio, como a Linha Internet Segura.

Vamos criar um ambiente seguro e saudável, equilibrando o benefício da tecnologia com a responsabilidade digital!

Para esclarecimentos adicionais, poderá ser utilizado o seguinte endereço de e-mail: seguranet@dge.mec.pt

Jogo de Tabuleiro - Vamos Descobrir o Mundo Digital

Jogo de Tabuleiro - Vamos Descobrir o Mundo Digital

Jogo de Tabuleiro - Vamos Descobrir o Mundo Digital

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, produziu um jogo de tabuleiro "Vamos Descobrir o Mundo Digital" dirigido ao 1.º Ciclo do Ensino Básico que promove a Cidadania Digital.

O jogo "Vamos Descobrir o Mundo Digital" contempla 30 propostas de desafios e 156 questões que pretendem estimular o pensamento crítico, dos alunos, com o apoio das mascotes SeguraNet: Pisca e Luzinha. 

Disponibilizamos as cartas Desafio, as cartas Quiz e as instruções na versão digital para as Escola que as pretenderem imprimir:

. Cartas Desafio "Vamos Descobrir o Mundo Digital"

. Cartas Quiz "Vamos Descobrir o Mundo Digital"

. Instruções "Vamos Descobrir o Mundo Digital"

Este jogo de tabuleiro foi enviado para todos os estabelecimentos de ensino com 1.º Ciclo.

Sugestões/indicações para o/a professor/a:

De acordo com as Orientações Curriculares para as TIC (OC TIC) “Assumindo-se as TIC, no 1.o ciclo, como uma área transversal de carácter eminentemente prático, é importante que as situações de aprendizagem a desenvolver apelem a uma integração curricular plena, mobilizando aprendizagens das restantes componentes do currículo deste ciclo de ensino. As OC de TIC organizam-se em quatro domínios de trabalho: CIDADANIA DIGITAL ; INVESTIGAR E PESQUISAR; COMUNICAR E COLABORAR e CRIAR E INOVAR.

Por outro lado, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) prevê que a abordagem curricular da Educação para a Cidadania na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico seja integrada transversalmente no currículo, da responsabilidade do/a docente titular de turma e decorrente da decisão acerca dos domínios a trabalhar e das competências a desenvolver ao longo do ano. De salientar que a Cidadania Digital poderá ser trabalhada nos diversos domínios da ENEC destacando-se os domínios: Direitos Humanos, Media, Segurança defesa e Paz, Saúde, Sexualidade, entre outros.

Neste contexto este recurso educativo foi desenvolvido para apoiar os professores do 1.º Ciclo a desenvolverem competências de trabalho Cidadania Digital nos alunos quer enquadradas nas OC TIC e nos diversos domínios da ENEC.  

. Muitos conceitos vão ser novos para alunos e é fundamental a supervisão e orientação do professor/a nesta atividade.

. O tempo para resolução de cada desafio é meramente indicativo. Fica ao critério do professor o ajuste do tempo necessário para a resolução de cada atividade.

. Sugere-se que este jogo seja dinamizado por equipas de alunos (ex: para cada pino envolver uma equipa de 3 crianças). Desta forma vai suscitar mais interação e debate entre os elementos de equipa. Pode também ser designado um porta voz por cada equipa.

. Prever a possibilidade de os jogadores puderem pesquisar na Internet a informação que encontram e que tenham dúvidas (podem recorrer ao website www.seguranet.pt).

. Caso o professor se aperceba que um conceito ficou mal entendido sugere-se que seja promovido o debate sobre aquela situação ou outra situação semelhante. É fundamental que o jogo possibilite o desenvolvimento das competências de cidadania digital a ele associadas. 

Consultores:

Cristina Novo - Escola Superior de Educação de Santarém

Sofia Rasgado - Centro Internet Segura

Vitor Tomé - Conselho da Europa

Desenvolvimento:

Este recurso educativo foi desenvolvido pela Equipa SeguraNet com a colaboração dos dez Centros de Competência TIC (CCTIC Softiciências, CCTIC ESE/IP Setúbal, CCTIC ESE/IP Santarém, CCTIC Universidade de Aveiro, CCTIC ESE/IP Bragança, CCTIC Educom, CCTIC Universidade do Minho, CCTIC Universidade de Évora, CCTIC Entre Mar e Serra e CCTIC IE Universidade de Lisboa).

Tu e a Internet (ab)uso, crime e denúncia

Tu e a Internet (ab)uso, crime e denúncia

Tu e a Internet (Ab)uso, crime e denúncia

 

A brochura do Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República tem por objetivo contribuir, através da informação, para uma utilização ainda mais segura da Internet.

Com o objetivo de contribuir para que crianças e jovens façam um uso cada vez mais seguro da Internet, conheçam os direitos que, enquanto utilizadores, lhes assistem e saibam como exercê-los, a o Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República publicou a brochura "Tu e a Internet (Ab)uso, crime e denúncia".

ZigZaga na Net – Recursos Podcast - Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo

ZigZaga na Net – Recursos Podcast - Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo

Série ZigZaga na Net 

 

A Direção-Geral da Educação e o Centro Nacional de Cibersegurança, em parceria com a Rádio Online ZigZag da Antena 1/ RTP, produziram a série "ZigZaga na Net".

Estão disponíveis online as duas temporadas do Podcast "ZigZaga na Net", compostas por 60 episódios. O Podcast "ZigZaga na Net" integra um programa de rádio juvenil direcionado a alunos com idades compreendidas entre os 5 e os 9 anos, e pode ser utilizado como recurso de sensibilização para abordar várias questões relacionadas com a promoção da Cidadania Digital.

São abordados diversos temas, tais como: Direitos e Deveres online, Direitos de Autor, veracidade e fiabilidade da informação (desinformação, notícias falsas), privacidade, pegada digital, dependência online e das tecnologias, comportamentos seguros online, bullying, ciberbullying, entre muitos outros. Importa destacar que esses episódios contam com a presença assídua das mascotes do SeguraNet (o Pisca) e do Centro Internet Segura (a INES).

Atividades de prevenção e combate ao Bullying – Enable

Atividades de prevenção de Bullying e de Ciberbullying – Enable

A Direção-Geral da Educação (DGE) disponibiliza, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, o manual Enable (European Network Against Bullying in Learning and Leisure Environments) que reúne recursos, atividades de prevenção e de combate ao bullying, dirigidos a alunos, professores, pais, entre outros intervenientes.
 
Este manual apresenta um conjunto de atividades que podem ser realizadas nas escolas, com vista ao desenvolvimento de competências que contribuirão para prevenir e reduzir as situações de  bullying. Além disso, disponibiliza materiais e  um guia para pais/ encarregados de educação com sugestões que podem contribuir para  formar jovens mais resilientes, responsáveis e aptos a gerir as interações online e/ou offline.

De referir que o projeto Enable foi financiado pela UE e coordenado pela European Schoolnet, da qual a DGE é parceira. O projeto tem como principal objetivo combater o bullying e contribuir para o bem-estar dos jovens (entre os 11 e os 14 anos), através do desenvolvimento de competências sociais e emocionais.