Selo de Segurança Digital_eSafety Label

Selo de Segurança Digital (eSafety Label) - 2023-24

selo de segurança Digital

Selo de Segurança Digital (eSafety Label) - 2023-24

 

No decorrer do Mês da Cibersegurança, assinalado, anualmente, em outubro, a iniciativa Selo de Segurança Digital faz um balanço da sua ação nas escolas.
No ano letivo de 2022-23, mais de 600 Agrupamentos de Escolas (AE)/Escolas não agrupadas participaram no eSafety Label, 82 foram certificadas com o Selo de Segurança Digital de Ouro, 65 com o de prata e 84 com o de bronze, perfazendo um total de 231 certificações europeias, i.e., mais 125 participações do que no ano transato.
Estes resultados evidenciam, ainda mais, uma melhoria quantitativa e qualitativa na certificação digital das escolas, com um aumento de mais de 50% na atribuição dos Selos de Ouro.
No contexto atual da capacitação digital das escolas, a Direção-Geral da Educação continua a incentivar e a apoiar os AE/Escolas não agrupadas, bem como as comunidades educativas, a adotarem estratégias de sensibilização para uma utilização segura e crítica da tecnologia e dos ambientes digitais. Ou seja, importa garantir que as medidas adotadas para o desenvolvimento do currículo e para a recuperação das aprendizagens através da integração do digital nas rotinas das escolas, sejam acompanhadas das práticas de segurança adequadas.
A certificação com o Selo de Segurança Digital é um dos requisitos para o reconhecimento de Selo de Escola eTwinning, do Plano Nacional de Combate ao Bullying e Ciberbullying "Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência" e uma das ferramentas de autoavaliação do projeto "Learning Leadership for Change (L2C)".
A listagem das escolas certificadas pode ser consultada nos websites do Centro de Sensibilização SeguraNet e da iniciativa “Escola Sem Bullying I Escola Sem Violência”.
Para mais informações, aceda a: https://www.seguranet.pt/eSafety (Página Oficial da representação Portuguesa) https://www.esafetylabel.eu/ (Página oficial do “eSafety Label”)