Campanha Desinformação em Contexto de Guerra

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e no quadro da  Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania -  domínio Media e do domínio Segurança, Defesa e Paz -  promove a Campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”.

Desinformação Guerra

Esta campanha, constituída por um conjunto de ilustrações com recomendações sobre veracidade e fiabilidade da informação em tempo de conflito, visa não só alertar, mas também sensibilizar crianças e jovens para a problemática da desinformação, num momento em que a guerra assola a Europa.

Desinformação Recomendações

Esta campanha contempla também testemunhos (de uma professora da Ucrânia e especialistas nacionais):

Professora Oksana Pasichnyk, Lviv, Ucrânia (testemunho em língua inglesa)

Maria José Brites, Universidade Lusófona

Vítor Tomé, Conselho da Europa

Integra ainda gravações de encontros e webinars sobre a temática:

- Webinar "A liberdade dos media: vítima de guerra?" – iniciativa em parceria com o GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática).

- Webinar "Desinformação e Segurança - Desafios para a Cidadania"– iniciativa em parceria com o GILM e com o GNS (Gabinete Nacional de Segurança).

- VI Encontro Nacional de Educação para os Media - Liberdade de imprensa nos dias de hoje. Livro do Encontro (Livro_6_encontro_nacional_dos_media.pdf).

No contexto atual de guerra na Europa e, uma vez que a promoção de valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência contribuem para a Paz, convidamos as comunidades educativas, a dinamizarem iniciativas, neste âmbito (realizando exposições de trabalhos, debates, palestras, teatros, iniciativas dos Jornais, das Rádios e das Televisões Escolares e dos Clubes das Escolas).

Desinformação Contexto de Guerra

Desafiamos, assim, as Escolas a partilharem os registos das atividades desenvolvidas, através do endereço de e-mail: seguranet@dge.mec.pt

Recomenda-se, ainda, a divulgação desta campanha junto da comunidade educativa, em geral, através dos diretores de turma ou outros docentes que contactam, de forma mais direta, com os pais e encarregados de educação. De notar que, devido à pertinência da temática, os conteúdos desta campanha poderão também ser do interesse das autarquias, das associações juvenis, entre outros.

Consulte a galeria de ilustrações com recomendações: